Escola Marx

 

CURSO LIVRE SOBRE A TEORIA REVOLUCIONÁRIA E ANTIRRACISTA DE FRANTZ FANON

 

3 módulos: 06/11, 20/11 e 04/12, sempre às 10h

As aulas serão ministradas no canal do YouTube da Revista Movimento: https://www.youtube.com/c/RevistaMovimentoTV

 

OBJETIVOS DO CURSO

Este curso tem por finalidade de promover um estudo aprofundado da teoria antirracista, anticolonialista e revolucionária do psiquiatra, psicanalista e filósofo martinicano Frantz Fanon. Para isso, apresentaremos um conjunto de análises marxistas da obra de Fanon, passando pelos livros Pele Negra Máscaras Brancas, Os Condenados da Terra, Alienação e Liberdade, Por Uma Revolução Africada e Escritos Políticos. Além de vídeos explicativos de sua obra, bem como tópicos freudianos para uma análise mais acabada deste pensador revolucionário.

Para compreender Fanon é preciso analisar o papel do racismo em sua dimensão principal que é a dominação. Dominação esta que será territorial, cultural, psicológica e corporal, onde a violência desempenhará um papel central neste contexto estrutural e histórico. Desse modo, racismo e colonialismo serão tangentes indissociáveis do imperialismo. O racismo e o colonialismo serão as chaves mestras para a alienação do negro, do árabe, dos asiáticos e dos demais povos não brancos explorados e dominados. Se por um lado a dominação é violenta, Fanon não dora a pílula, ele vai afirmar que a saída para a libertação dos povos terá de ser revolucionária, violenta e socialista. Não haverá saída pacífica para uma dominação alicerçada na exploração, na tortura, no estupro e na despersonificação alienante. Foi assim sua luta no front de batalha contra a ocupação nazista na França e no norte da África e foi assim sua luta contra o exército francês em solo argelino, foi assim na sua luta pela libertação da África negra subsaariana. Fanon morreu cedo, com 36 anos de idade, de leucemia. Mas sua obra permanece como uma arma teórica e prática contra o racismo, o imperialismo e o capitalismo.

 

CRONOGRAMA 

06/11 – 10h – Aula 1 Frantz Fanon, da Martinica para a França: Racismo e Estranhamento do Negro no Mundo Branco

Obra: Pele Negra, Máscaras Brancas.

Vídeos: Pele Negra Máscaras Brancas, por Gilvandro Antunes, https://www.youtube.com/watch?v=wvc620XnJbc. Introdução ao Pensamento de Frantz Fanon, por Devison Nkosi, https://www.youtube.com/watch?v=mVFWJPXscm0 .

 

20/11 – 10h – Aula 2 – Frantz Fanon, da França para a Argélia e da Argélia para a África Negra: Racismo e Dominação Colonial e a Luta por Libertação Nacional

Obras: Os Condenados da Terra e Por uma Revolução Africana.

Vídeos: Os Condenados da Terra, por Gilvandro Antunes, e O Conceito de Alienação em Fanon, por Gilvandro Antunes, https://www.youtube.com/watch?v=X7ok5FpPmLA.

 

04/12 – 10h – Aula 3 – A Atualidade Revolucionária da Teoria Antirracista de Frantz Fanon: da África Negra para o Mundo

Debate com a vereadora do PSOL/SP Luana Alves.

Mediação: Zeneide Lima e Gilvandro Antunes.

 

INSCRIÇÕES


    Gênero:*

    Você se identifica na comunidade LGBTQI+?*

    Você se considera:*

    Grau de escolaridade:*

    Estudante?*

    Trabalha?*