Escola Marx

 

CURSO LIVRE | SERVIÇO SOCIAL, POLÍTICA SOCIAL E MARXISMO

Curso encerrado, assista as aulas em: https://www.youtube.com/playlist?list=PL6Uu1ciicDuPGbpbwckOBIf51zj2sKZG3

 

Horários: Quintas-feiras às 19h30, começa dia 21/05

As aulas serão ministradas no canal do YouTube da Revista Movimento: https://www.youtube.com/c/RevistaMovimentoTV

Carga horária inicial – 5 aulas 

APRESENTAÇÃO DO CURSO

Nos atuais tempos de crise política, econômica, social, ambiental e sanitária, o Serviço Social vem se consolidando como um campo crítico de conhecimento e intervenção social. Diante do pensamento conservador e de visões fragmentárias da realidade nas universidades brasileiras, o Serviço Social busca no pensamento marxista a totalidade dialética para compreender as expressões da Questão Social, em suas múltiplas determinações, como classe, gênero e raça.

A Escola Marx apresenta mais um curso livre Serviço Social, Política Social e Marxismo que trará os debates contemporâneos na área, em especial as disputas no âmbito das relações de trabalho e das políticas sociais como Saúde, Assistência Social e o Sistema Socioeducativo em tempos de neoliberalismo e pandemia. O curso é gratuito e aberto a todos como parte de um esforço político e teórico na construção de saídas em uma perspectiva para além dos limites do capital e emancipatórias.

 

CRONOGRAMA 

21/05 – 19h30 – Aula 1 Debate marxista sobre o serviço social e as políticas sociais

Palestrantes:

Fabio Felix – Deputado Distrital PSOL-DF, Assistente social, Doutorando em Políticas Públicas na UnB

Inez Rocha Zacarias – Professora Dra de Serviço Social da UFSC 

Mediador:

Ricardo Souza – Doutorando em Serviço Social, Técnico-administrativo na UFRGS

Ementa: Nesta aula será abordada a origem das políticas sociais, a sua relação dialética com as lutas históricas dos trabalhadores durante o avanço do sistema capitalista e a necessidade da intervenção do Estado na garantia de direitos sociais, sobretudo no Brasil. Também será debatido o papel do Serviço Social diante da retirada de direitos e crise internacional do capitalismo e os novos sujeitos sociais em luta. Uma análise sobre a necessidade do marxismo enquanto método para compreender a realidade em sua totalidade e para a intervenção profissional nas políticas de seguridade social e nas universidades.

 

28/05 – 19h30 – Aula 2 – Seguridade Social: Assistência Social

Palestrantes:

Lucia Lopes – Professora Dra. do Departamento de Serviço Social da UnB

Danielle Sanchez – Assistente Social, pós graduanda em Infância, Políticas Públicas, Juventude e Diversidades, pela Universidade de Brasília, Gabinete 24

Mediadora:

Aneska Sousa – Assistente Social e presidenta do PSOL Taubaté

Ementa: O surgimento da política de Assistência Social no Brasil dentro do contexto de neoliberalismo e conservadorismo, os desafios da implementação desta política e estruturação do SUAS e como a necropolítica e  a intensificação da agenda neoliberal junto a crise sanitária de Covid-19 afetam a população periférica e a população em situação de rua.

 

04/06 – 19h30 – Aula 3 – Seguridade Social: Política de Saúde

Palestrantes:

Valéria Correia – Professora Dra. da Faculdade de Serviço Social da UFAL, Frente Nacional contra a privatização da Saúde, Reitora Honorária da UFAL

Karina Figueiredo – Mestre em Política Social, Presidenta do Cress-DF

Mediadora:

Lina Vilela – Assistente social, Mestra em Ciências da Saúde pela UnB, Gabinete 24

Ementa: A Saúde têm se tornado central no debate com a sociedade a partir da crise de Covid-19, uma das medidas essenciais é a defesa do SUS como patrimônio da população. Nesta aula iremos abordar sobre os desafios da saúde pública, os impactos no SUS diante de um período de avanços da crise econômica e do caráter ultra-liberal, negacionista e autoritário da política em nosso país

 

11/06 – 19h30 – Aula 4 – Sistema prisional e Socioeducativo

Palestrantes:

Christiane Russomano Freire – Dra. em Ciências Criminais pela PUC-RS

Fernanda Granja – Assistente social, Servidora do Sistema Socioeducativo do DF, pós graduanda em Infância, Políticas Públicas, Juventude e Diversidades, pela Universidade de Brasília, Gabinete 24

Mediador:

Victor Gorman – Estudante de Serviço Social da UnB, Centro Acadêmico de Serviço Social da UnB

Ementa: A situação de precariedade e descaso do Estado no Sistema Prisional tem chamado ainda mais atenção durante a pandemia pelo potencial extremamente perigoso da contaminação da COVID-19 nos presídios de todo o país, situação bastante semelhante com as dificuldades em relação com o Sistema Socioeducativo, portanto falaremos sobre os dois sistemas. Nesta aula iremos abordar no que constitui a criminalização da pobreza, guerras às drogas, ou seja, a política que formou o sistema carcerário atual, e também o Socioeducativo, e quais situações que esta formação trás para o trabalho profissional e às pessoas e adolescentes internos/as neste momento de pandemia.

 

18/06 – 19h30 – Aula 5 – Processos de trabalho e precarização em tempos de pandemia

Palestrante:

Ricardo Antunes – Professor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP

Mediadora:

Tamires Arantes – Assistente social, Vice-presidente do PSOL São José dos Campos

Ementa: O fenômeno da “uberização” como uma nova faceta da precarização do trabalho e da exploração do capital revestido como “empreendedorismo”, o aumento e a feminilização dos trabalhos informais personificam ao gênero e raça do precariado brasileiro. Estes são desdobramentos do fenômeno de reestruturação produtiva do capital a fim de buscar novas formas de acumulação. Este é então um dos temas fundamentais para compreender a precarização do trabalho dos assistentes sociais, quais as tendências do mundo do trabalho diante do contexto de crise do capitalismo, pandemia e desmonte das políticas sociais.