MINI-CURSO DE FORMAÇÃO SÓ O POVO SALVA A TERRA: O QUE É SER ECOSSOCIALISTA?
2 encontros: 27/01 e 03/02, sempre às 17h30
Os inscritos participarão dos encontros de forma síncrona pela plataforma Zoom. As aulas serão retransmitidas no canal do YouTube da Revista Movimento: https://www.youtube.com/c/RevistaMovimentoTV
OBJETIVOS DO CURSO
O que é ser ecossocialista no Brasil? 2022 iniciou com catástrofes na Bahia, no Maranhão e em Minas Gerais consequentes da superexploração do capital em áreas abandonadas pelo poder público. Não é coincidência os recordes de desmatamento na Amazônia durante o governo Bolsonaro e o debate climático estar na ordem do dia a nível mundial, essa é a afirmação de um plano de destruição em larga escala do meio ambiente que perpassa, principalmente, pelo genocídio de povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos que constroem esses territórios. Esse governo nos mostra: quem explora os trabalhadores também explora o meio ambiente e por isso a luta de classes e a luta ecológica tem que andar de mãos dadas!
Se o capitalismo só existe mediante a exploração da floresta e seus povos, então afirmamos que a saída da crise é o socialismo. Venha conhecer o ecossocialismo nesse mini-curso que o Juntos! em parceria com a Escola Marx preparou para afirmar que em tempos de Bolsonaro só nos resta o ecossocialismo ou a barbárie!
CRONOGRAMA
27/01 – 17h30 – 1º encontro – O que é o Ecossocialismo?
Texto: Michael Lowy – O que é o ecossocialismo (Capítulo 3 – o que é o ecossocialismo?)
03/02 – 17h30 – 2º encontro – Luta ambiental brasileira e racismo ambiental
Texto: Lógica marxista e Amazônia em tempos de Bolsonaro – Luiz Fernando de Souza Santos
Drive com os textos: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1lQxBkaGkzPna9XCZLt1FBhzzKVj97_BW
INSCRIÇÕES